+

Inserção

INSERÇÃO GEOGRÁFICA
Cabe observar que o PPA-UEM está inserido, geograficamente, na segunda região mais populosa do Estado do Paraná (o Noroeste do Estado, também chamado Norte Novo), instalado na terceira maior cidade em termos populacionais e que é polo de uma região com cerca de 130 municípios, com aproximadamente 2,5 milhões de habitantes (Maringá). Os alunos inscritos em todos os cursos da UEM são provenientes de praticamente todas as regiões do país, com maior concentração de alunos provenientes do Estado do Paraná (Campo Mourão, Cascavel, Londrina, Ponta Grossa, Umuarama, Cianorte, etc), do Estados de São Paulo (Presidente Prudente, Ourinhos, Assis, Marilia, Bauru, etc) e do Estado do Mato Grosso do Sul (Dourados, Nova Andradina, Jardim, Ivinhema). De acordo com o site do jornal Gazeta do Povo, “Maringá se mantém como o terceiro maior município do Paraná e o sétimo da Região Sul do país. É o que aponta o levantamento divulgado nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o IBGE a projeção na população para o Censo de 2020, a cidade conta com população estimada de 430.157 moradores, IDH-M 0,80 (segundo no estado do Paraná), PIB de R$ 8.263.628,00 (Brasil ranking número 68º). Maiores informações sobre Maringá visite https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/maringa/panorama.
 
INSERÇÃO LOCAL
O PPA-UEM é o único curso de Pós-Graduação em Administração no interior do Estado do Paraná com curso de Doutorado em Administração. Em termos locais, o PPA-UEM busca formar os mais qualificados docentes para ensino e pesquisa atendendo mais de 10 Institutos de Ensino Superior cadastrados no MEC (Ex. UNICESUMAR, UNIFAMMA, FCV, EFICAZ, FEITEP, ALVORADA, Faculdade Maringá, PUC-PR, FAINSEP, etc).
O PPA-UEM é fundamental para a formação profissional do Administrador ensino, pesquisa e extensão para com a formação local dos mais de 500 graduandos que as instituições da cidade graduam ano a ano. O Departamento de Administração da UEM e o PPA-UEM atuam na organização da Semana do Administrador (SEMAD) desde a criação do Programa há 21 anos. Anualmente, diversos alunos do município e do estado submetem seus trabalhos para o evento. O evento está consolidado localmente, tendo proporções regionais.
 
INSERÇÃO REGIONAL
No que tange ao impacto do curso na região geográfica de sua localização, destacamos que assim como ocorre com a própria UEM, e como ocorria com o curso oferecido pelo consórcio UEM/UEL, o PPA-UEM atende à grande demanda por formação pós-graduada em uma vasta região que abrange não apenas o interior do Estado do Paraná (PR), como também parte do interior do Estado de São Paulo (SP) e do Mato Grosso do Sul (MS), além de outras regiões do país. Nessas regiões, com predominância de economia baseada na agricultura e em organizações voltadas à prestação de serviços e ao pequeno negócio (ainda que com grande expansão industrial recente), os estudos desenvolvidos no âmbito do PPA-UEM, cumprem importante papel para a sustentação e desenvolvimento econômico e social dos municípios, do Estado e da região mais ampla na qual o curso se insere.
A mesorregião do noroeste do Paraná recebe egressos do PPA-UEM para atuar em diversas Instituições de Ensino, tais como UNESPAR, UFPR, UTFPR, IFPR, UNIOESTE, UNICENTRO, UEPG, UEL, UNILA, UENP, dentre outras. De acordo com Ana Margo Mantovani (2003), em Paraná Economia, “a economia do Paraná baseia-se na agricultura (cana-de-açúcar, milho, soja, trigo, café, mandioca), na indústria (agroindústria, indústria automobilística, papel e celulose) e no extrativismo vegetal (madeira e erva-mate)”. A região também é referência em prestação de serviços e negócios de moda, sendo este último responsável pelo terceiro lugar da indústria no Paraná em termos de empregos gerados (Agência de notícias do Paraná – Governo do Estado do Paraná, 2020) por ser o terceiro corredor da moda do Brasil em termos de produção de fast-fashion. O PPA-UEM atende à grande demanda por formação na área do agronegócio, internacionalização, varejo, moda e organizações por meio de suas linhas de pesquisa. 

 

INSERÇÃO INTERNACIONAL
O PPA-UEM possui parcerias fixas com universidades internacionais. Os alunos possuem possibilidade formal de participar de intercâmbio em universidades como Universidade de Purpam (France), Universidade du Quebec (Canada), Universidade Estadual do Kansas (USA) e Universidade Perudia (Italy). Os alunos PPA-UEM também possuem a oportunidade de realização de pesquisas em instituições que os docentes realizaram estágios de pós-doutoramento, tais como Universidade de Colonia (Germany) e Universidade Gregoriana (Italy).
 
 

 

 
 
Inserção do PPA-UEM