+

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferece os cursos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Administração da UEM. Em 2000, o PPA-UEM iniciou suas atividades, resultado do esforço de docentes para oferta de formação pós-graduada em Administração em uma área do conhecimento. Naquele ano o curso iniciou a oferta dos programas via consórcio com a Universidade Estadual de Londrina (UEL).
 Em 2010, após encerramento do consórcio e autorização para funcionamento, emitida pela CAPES, o curso de Mestrado em Administração do PPA-UEM  iniciou suas atividades em agosto desse ano, com uma primeira turma de 13 alunos. Em 2013, o programa de Doutorado, autorizado pela CAPES, começou sua primeira turma com cinco alunos. Em 2014 e em 2015, dez novas vagas foram abertas e todas preenchidas. Dessa forma, a cada ano o PPA-UEM vem oferecendo um número constante e congruente de vagas para a sociedade, respeitando a capacidade de orientação dos docentes e infraestrutura da universidade. Até 2015, o Mestrado e Doutorado em Administração do PPA-UEM foi oferecido com a área de concentração “Organizações, Empreendedorismo e mercado”, com duas linhas de pesquisa: (a) Organizações e Estratégia e (b) Empreendedorismo e Mercado.
A partir de 2016, o Mestrado e Doutorado em Administração do PPA-UEM passou a atuar com a área de concentração “Organizações e Mercado”.  As duas linhas de pesquisa que balizam a estrutura do programa são(a) Organizações e Sociedade e (b) Marketing e Cadeias Produtivas.
O esforço de trabalho do PPA-UEM conta simultaneamente com a experiência decorrente de mais de 15 anos de mestrado, com a oferta do curso de doutorado e com a execução do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD/CAPES).
 
 
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
A partir de 2016, o Mestrado e Doutorado em Administração do PPA-UEM passou a atuar com a área de concentração “Organizações e Mercado”, com as linhas de pesquisa: (a) Organizações e Sociedade e (b) Marketing e Cadeias Produtivas.
As linhas de pesquisa do programa permitem um contexto de interdisciplinaridade, porquanto o curso apresenta interface com várias áreas do conhecimento, o que tem impacto direto na estrutura da área de concentração e mesmo na composição das linhas e temáticas de pesquisa.
1 - Estudos Organizacionais e Sociedade
A linha de pesquisa Estudos Organizacionais e Sociedade busca analisar as organizações como um fenômeno social, histórico, político e cultural. Esta linha está assim estruturada: por um lado, tem-se investigações que compreendem as organizações dentro de um contexto simbólico e das práticas sociais contextualizadas no tempo e no espaço, e aí são desenvolvidos estudos que trabalham temas como o cotidiano e as práticas da vida social organizada; história, memória, identidades e discursos organizacionais; subjetividade e trabalho; aprendizagem organizacional e suas perspectivas teórico-metodológicas; estudo das cidades, políticas públicas e produção do espaço urbano. Por outro lado, a linha também contempla reflexões sobre estratégia na perspectiva institucional de análise; estratégias organizacionais e de internacionalização, além de abarcar pesquisas sobre redes intra e interorganizacionais.
2 - Marketing e Cadeias Produtivas
A linha de pesquisa Marketing e Cadeias Produtivas está estruturada em duas sublinhas temáticas: Marketing e Cadeias Produtivas. A sublinha Marketing envolve estudos de consumo, varejo e vendas e práticas de marketing e mercado. Em estudos do consumo aborda-se o consumo em seus mais diversos aspectos e vertentes, incluindo comportamento do consumidor e “consumer culture theory”.  Em varejo e vendas, trata-se de equipe de vendas, performance e gestão estratégica em varejo. Em práticas de marketing e mercado procura-se compreender processos de construção e formatação de mercados. Na sublinha de Cadeias Produtivas são aprofundados estudos dos mecanismos de coordenação e estruturas de governança nas cadeias produtivas. São discutidas as formas de organização dos agentes, a dinâmica produtiva e competitiva e os aspectos inerentes à geração de valor e apropriação de valor nas relações, sob amparo da Nova Economia Institucional e seus desdobramentos.  Na perspectiva macroanalítica, consideram-se as mudanças no ambiente institucional e no ambiente organizacional de sistemas produtivos, bem como suas implicações no funcionamento e competitividade de cadeias produtivas. 
Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
 
O PPA-UEM busca ativamente ensinar conteúdo de linha de vanguarda, mesclando diferentes orientações epistemológicas e teóricas. O PPA-UEM possui o foco de  desenvolver e testar teorias no campo da Ciência Administrativa, via pesquisas aplicadas com pressupostos metodológicos compatíveis. Como resultado de todo esforço em ensino, pesquisa e teoria, tem-se a busca pela aplicação na resolução de problemas no campo das Ciências Sociais Aplicadas.
 
 
POLÍTICA SEM DISCRIMINAÇÃO
O PPA/UEM por meio de seu processo seletivo público admite qualquer aluno indiferentemente da raça, cor, nacionalidade, origem ética, sexo, idade, religião, orientação sexual, identidade de gênero, status de sênior, condição civil. Por meio das condições e leis da Universidade Estadual de Maringá, o PPA/UEM  repudia a discriminação de estudante por qualquer motivo.